PROJETO
A ideia do projeto é propor a troca de vídeocartas entre participantes previamente selecionados e organizados em duplas e dessa forma, estabelecer compartilhamentos vindos de diferentes lugares na cidade de Porto Alegre/RS. Desse modo, para se conectar com o outro, a câmera é o espaço do diálogo, que se pretende individualizado, no sentido de expressar a própria experiência daquele que partilha através da imagem.
Deseja-se pensar também nos entre-lugares, as distâncias que separam uma carta da outra e cada interlocutor, tanto físicas quanto subjetivas. O trajeto que a carta faz ao atravessar a cidade e o que essa travessia desperta enquanto possibilidade de novos encontros. Estabelecendo dessa forma, companheiros de travessia.
Com a linguagem da vídeocarta, que permite uma experimentação mais intimista, pensamos também nos diversos atravessamentos na relação com a cidade e com o outro, e em como estabelecer essa possibilidade de conexão com alguém desconhecido, explorando onde se estabelecem as afinidades - a riqueza que vem da história de vida de cada correspondente, a relação entre linguagens anacrônicas, como o digital e o convencional, que se inserem perfeitamente na forma como nos relacionamos hoje.
Através das imagens e sons dos outros, diferentes e desconhecidos, o público é convidado a refletir sobre o próprio cotidiano, e com esse reflexo, buscar um olhar mais aproximado de si mesmo e do seu entorno, da cidade e da pluralidade.
Esse projeto é um primeiro passo de uma ideia que pode ultrapassar fronteiras e ser reproduzido em outras cidades, captando as identidades locais e suas culturas.