PROJETO

A ideia do projeto é propor a troca de vídeocartas entre participantes previamente selecionados e organizados em duplas e dessa forma, estabelecer compartilhamentos vindos de diferentes lugares na cidade de Porto Alegre/RS. Desse modo, para se conectar com o outro, a câmera é o espaço do diálogo, que se pretende individualizado, no sentido de expressar a própria experiência daquele que partilha através da imagem.

Deseja-se pensar também nos entre-lugares, as distâncias que separam uma carta da outra e cada interlocutor, tanto físicas quanto subjetivas. O trajeto que a carta faz ao atravessar a cidade e o que essa travessia desperta enquanto possibilidade de novos encontros. Estabelecendo dessa forma, companheiros de travessia. 

Com a linguagem da vídeocarta, que permite uma experimentação mais intimista, pensamos também nos diversos atravessamentos na relação com a cidade e com o outro, e em como estabelecer essa possibilidade de conexão com alguém desconhecido, explorando onde se estabelecem as afinidades - a riqueza que vem da história de vida de cada correspondente, a relação entre linguagens anacrônicas, como o digital e o convencional, que se inserem perfeitamente na forma como nos relacionamos hoje.

Através das imagens e sons dos outros, diferentes e desconhecidos, o público é convidado a refletir sobre o próprio cotidiano, e com esse reflexo, buscar um olhar mais aproximado de si mesmo e do seu entorno, da cidade e da pluralidade. 

Esse projeto é um primeiro passo de uma ideia que pode ultrapassar fronteiras e ser reproduzido em outras cidades, captando as identidades locais e suas culturas.

EQUIPE

Tula Anagnostopoulos

Tula Anagnostopoulos (1975) é idealizadora e proponente do projeto. Como pesquisadora tem focado seu aprofundamento teórico e conceitual na interface entre as Artes Visuais e o Cinema. É doutoranda em Poéticas Visuais pelo PPGAV da UFRGS, mestre em Poéticas Visuais pelo mesmo programa e instituição e bacharel em Artes Plásticas no IA da UFRGS. Ela também é montadora de filmes, graduada na especialidade de edição do curso regular de Cinema pela EICTV, San Antonio de los Baños, Cuba.

Karen Campos

Karen Campos (1978), tem experiências em produção e composição de figurino para cinema e teatro, trabalha com publicidade e também atua com sustentabilidade, além de ser estudante de gestão ambiental e ativista sócio-ambiental. É a coordenadora de produção do projeto.

Amanda Sokolovsky

Amanda Sokolovsky (2000) é assistente de produção, mídias sociais e divulgação do projeto. Tem interesse nas áreas de arte-educação, vídeo e gravura e é estudante de licenciatura em Artes Visuais.

Jonas Rabello

Jonas Rabello (1997) é formado em Produção Audiovisual. Produz broadcasts, vídeo performances, e festas virtuais do circuito eletrônico independente da Região Metropolitana. Desenvolve sua pesquisa no campo de ilustração e design através do projeto Jonyco Rabysco e participa da criação de artes, logotipos e redes sociais dos Correspondentes.

Felipe Anagnostopoulos

Felipe Anagnostopoulos (1998) é responsável pela criação de artes, logotipos e edição de vídeo no projeto, formado em Produção Audiovisual. Escreveu, animou e dirigiu o seu curta-metragem de animação de conclusão de curso “Lembrei de ti” (2019). Trabalha com montagem audiovisual, animação 2D e ilustração.